O portal dos estudos de comunicação desde 2001

Edición en español Edició en català

Edição en português

Monografias

ISSN 2014-1475
  A interferência de conceitos morais na representação de personagens de lésbicas nas telenovelas brasileiras", de Adriana Ibiti

06/2015

No dia 16 de março de 2015, começou, no Brasil, uma nova novela em horário nobre (21h), com uma audiência que alcançou os 35 pontos, de acordo com o IBOPE (empresa privada que mede audiência). A trama conta a história de uma favela chamada Morro da Babilônia, onde mora a protagonista Regina (Camila Pitanga), que será a vítima de duas vilãs: Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires). [...]

  A criação está no ar: juventudes, política, cultura e comunicação

10/2014

Javier Callejo Gallego, Professor Titular de Sociologia na Facultade de Ciências Políticas da UNED (Universidad Nacional de Educación a Distancia, da Espanha), escreve resenha do livro de Alexandre Barbalho, "La creación está en el aire: juventudes, política, cultura y comunicación" (UOC. Barcelona, 2014). (Tradução: Gabriela Marques)

  Memoria Social y Ficción Televisiva en Países Iberoamericanos

11/2013

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, co-coordinadora general de OBITEL – Observatorio Iberoamericano de la Ficción Televisiva – introduce el Anuario OBITEL 2013: Memoria Social y Ficción Televisiva en Países Iberoamericanos (Editora Sulina/GU, 2013, 535p.). El libro, publicado en tres versiones, portugués, español e inglés, puede ser descargado en la página web: http://obitel.net. Esa publicación, en forma de anuario, es resultado de la colaboración entre OBITEL y Globo Universidad, programa de Rede Globo que tiene como objetivo la cooperación permanente con el medio académico.

  Caráter Experimental na Animação Brasileira desde seu nascimento, em 1917 até a década de 1970

10/2013

Autora: Maria Luiza Dias de Almeida Marques (1) O texto a seguir visa esboçar um panorama de trabalhos em cinema de animação desde os primeiros filmes até meados da década de 1970, em que o caráter experimental emana não apenas das características do produto acabado, mas também do processo de pesquisas em torno das técnicas que possibilitaram tais filmes. Nesta abordagem, filmes considerados mais próximos a uma visão convencional de animação, também podem agregar aspectos experimentais conforme o tipo de estrutura de produção.

  Por um pensamento nômade

11/2012

Resenha do livro "O pensamento sentado – Sobre glúteos, cadeiras e imagens" de Norval Baitello Jr. preparada por Natália Constantino Diogo, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (em São Paulo, Brasil).